LOCALIDADES E CAMINHOS
Percorrendo estradas, entre montanhas, rios, cachoeiras e belas paisagens, o município de Rio Preto possui sete pequenas localidades em seu entorno – São Pedro do Taguá, Santo Antônio das Varejas, São Luiz, São Cristóvão, Funil, Encruzilhada e Porto dos Índios.
Em cada um desses povoados existem recantos e encantos a serem explorados. A natureza exuberante, o caminho da roça, a prosa despretensiosa, a comidinha do fogão a lenha, a fumaça da chaminé perdida na paisagem verde, a poeira da estrada, o banho energizante de água fria de cachoeira, o sossego da mata e o aconchego dos mineiros.
Aqui, a gente traça um pouco de cada povoado para quem quiser explorar e se informar sobre estes caminhos.
Começando pelo Funil, que fica na Serra de mesmo nome e faz parte da cadeia de montanhas da Serra Negra. O povoado tem pouco mais do que uma dúzia de casas, e é certamente o destino mais cobiçado destas paragens. Distante a 18 Km de Rio Preto, seguindo por uma estrada de terra em constante subida, a paisagem é um espetáculo à parte. Vales e cadeias de montanhas encantam os olhos e à noite, o céu infinitamente estrelado merece admiração! O nome Funil vem por causa do Ribeirão Sant’Ana, que atravessa o povoado. A certa altura, toda a água do ribeirão desemboca em um estreito gargalo, por isso, dizem que ele some misteriosamente dentro das pedras e reaparece 50 m à frente.
Funil é o destino certo para aventureiros que queiram fazer caminhadas, rafting, escalada, ou apenas para quem quer sossego, relaxando nas inúmeras cachoeiras existentes, algumas de água cor de chá. No povoado, dá para visitar a Gruta do Funil – localizada a 1.104 m, uma caverna com cerca de oito salões em seu interior e cheia de mistérios, conferir a pequena floresta de Cambuí ou se aventurar nas cachoeiras Ronco do Leão e na queda d’água Ninho da Égua. A maior parte das atrações exige disposição do visitante para caminhadas, mas a paisagem é a recompensa. Sua vegetação possui toda a beleza e exuberância da Mata Atlântica, e nela, podem ser encontrados a onça jaguatirica, o lobo guará, o macaco sauá e aves como o anum, a coruja do mato, a seriema e o gavião, que habitam a região. No distrito, já existem diversas pousadas que oferecem além da acomodação, petiscos, refeições, guias e transportes. Escolha a sua!
www.pousadamirantesantoantonio.com.br
www.pousadaserradofunil.kit.net
www.pousadatie.com
Seguindo pela estrada, após o Funil, chegamos a Encruzilhada. Povoado pequeno, mas que desfruta de toda a beleza da Serra do Funil.
Subindo pelo mesmo caminho que leva ao Funil está o povoado de Santo Antônio, distante apenas 5 Km da cidade. Com algumas casas e uma bela Igreja, o povoado fica num local que um dia foi palco do Caminho do Comércio (linkar http://www.cmrp.mg.gov.br/a_cidade_estrada_real.php) – trecho da Estrada Real que ligava o Rio de Janeiro à São João Del Rei e tratava-se de uma via bastante movimentada e importante. Próximo ao distrito existe uma ruína que os moradores locais chamam de “Casa de Pedra” e que ninguém sabe ao certo sua origem. História à parte, o arraial de Santo Antônio se movimenta quando tem a tradicional festa, comemorada sempre na data próxima ao do Santo padroeiro, em 13 de junho. Para quem busca sossego e harmonia com a natureza, Santo Antônio é uma boa pedida. Para se hospedar, a Pousada Mato Limpo oferece pensão completa.
Pousada Mato Limpo – www.matolimpo.com.br
São Pedro é um arraial conhecido por ter a festa de roça mais animada da região, comemorada no final de junho, por causa do Santo padroeiro. A pouco mais de 8 Km da cidade, em estrada de chão, o caminho para o povoado segue o leito do rio Preto, que parece ainda mais verde por causa da paisagem de seu entorno. O arraial possui mais de trinta casas e é o mais povoado de todos. As cachoeiras e fazendas de café da região atraem muitos turistas, principalmente no verão, e parar em São Pedro para comer o famoso frango caipira da Gracinha pode render o resto do dia, além da cerveja gelada do bar do Arlindo. Faça seu pedido através do orelhão do povoado!!
Telefone público de São Pedro: (32) 3283-1870
Continuando o passeio pela mesma estrada, um pouco mais à frente, a 10 Km de Rio Preto, temos São Luiz. Com cerca de 20 casas, o povoado conta com escola e campo de futebol. Logo depois de São Luiz, a estrada tem uma bifurcação: à esquerda leva à Fazenda de Santa Clara – umas das mais belas e imponentes fazendas de café da região. A fazenda é um atrativo regional e vale a visitação em sua sede, com muitas lendas e relíquias do passado escravocrata. Perto dela, do lado fluminense do rio Preto, no distrito de Coronel Cardoso, o Restaurante do Duque atrai riopretanos e visitantes e oferece petiscos e comida mineira.
A fazenda São Bento é também aberta à visitação e fica a pouco mais de 20 Km da cidade. Pertencente à família Brandão e com uma história fantástica, ela hoje funciona como um condomínio fechado. É utilizada pelos quase mil membros da família Brandão, graças à criação do Patrimônio de São Bento, que impediu a venda do local com o passar dos anos. Atualmente a fazenda vive em função do turismo de seus membros.
Restaurante do Duque: (24) 2453-9283
Fazenda de Santa Clara: (32) 8431-0552 (José Ângelo)
Hospedaria Santa Clara: (32) 3291-1400 (Adélia ou Vitor)
Depois de São Luiz, a bifurcação à direita leva à São Cristóvão. A 20 Km de Rio Preto, São Cristóvão é um povoado onde moram cerca de 100 pessoas e que conta com Igreja, escola, campo de futebol e telecentro comunitário. A paisagem natural e as cachoeiras da região são os grandes atrativos e dá para parar no arraial para matar a sede ou comer um petisco nos três bares locais. A festa do povoado segue o calendário do seu Santo padroeiro, comemorado em julho.
Por fim, temos o arraial de Porto dos Índios, que fica na direção de Juiz de Fora, seguindo 10Km pelo asfalto e depois à direita mais 10 Km. Porto dos Índios é uma pequena comunidade situada às margens do rio Preto. A festa do arraial é comemorada sempre no terceiro domingo de julho. Vale a visita para conhecer um pouco mais do entorno do rio Preto, que neste trecho, também revela uma natureza exuberante!
Hotel Fazenda Esperança – (32) 3283-8397
Pousada Três Lagoas – (32) 3283-8126
POUSADA VILA VERDE Rua São Pedro, 67 – Parapeúna – Valença/RJ Telefones: (24) 2453-9155 / 2453-9153 |
HOTEL MIRANTE SANTO ANTONIO Rua Dr. Esperidião, 57 – centro, Rio Preto/MG Telefone: 3283-1283 |
POUSADA MIRANTE SANTO ANTÔNIO Estrada Rio Preto-Funil Km 16 Telefone: (32) 3283-2142 www.pousadamirantesantoantonio.com.br |
POUSADA BELA VISTA Travessa Lucinda Inácia de Almeida, 122 – centro, Rio Preto/MG Telefone: (32) 3283-1541 |
POUSADA TIÊ Estrada Rio Preto-Funil Telefones: (21) 9586-6499 / (24) 9952-4748 Contato: Ricardo www.pousadatie.com contatopousadatie@gmail.com |
POUSADA SERRA DO FUNIL Funil Telefones: (32) 3283-1293 / (32) 3283-1079 Contato: Gustavo www.pousadaserradofunil.kit.net |
POUSADA MATO LIMPO A 6km de Santo Antônio das Varejas – Rio Preto/MG Telefones: (32) 32832199 / 84122849 / 84122826 www.matolimpo.com.br contato@matolimpo.com.br |
POUSADA RURAL SOLAR DOS PASSARINHOS Estrada Valença x Parapeúna (1,5km de Parapeúna) Telefone de contato: (32) 8402-7919 Contato: José Antonio Maia |